domingo, 14 de março de 2021

Bispos do Marajó defendem a vacina contra o Coronavírus e criticam as fake News



Em carta conjunta escrita por Dom Teodoro Mendes Tavares e Dom Evaristo Pascoal Spengler, respectivamente bispos de Ponta de Pedras e da Prelazia do Marajó (com sede em Soure), dirigida ao povo de Deus dos municípios marajoaras, os dois bispos exaltaram o papel da ciência, a qual, segundo eles, teve uma função crucial no combate à pandemia do Coronavírus, o que resultou na elaboração de vacinas em tempo recorde.

As vacinas, defendem os bispos, já se comprovaram seguras e eficazes e são a única forma possível para combater o coronavírus, salvar vidas e recuperar a vida econômica e social. Ainda sobre a vacina, os bispos defendem que seja gratuita, justa e abrangente, e que haja desvios nas prioridades visando atender pessoas por causa de seus cargos e posições, mas que se se siga a tabela de prioridades já estabelecida. 

Outro ponto tocado na carta são as Fake News, as notícias falsas que se disseminam com grande velocidade na internet e cujas consequências são desastrosas e, em boa parte das vezes, irreversíveis. Em relação à pandemia, as fake news são capazes de induzir muitas pessoas ao erro, o que pode ser fatal.

Levando em conta o fato de que ainda vai levar um tempo para que a maioria da população seja imunizada e que se alcance a imunidade comunitária e coletiva, os bispos aconselham a população a continuar seguindo as medidas protetivas como o uso de máscaras, o distanciamento social, a lavagem constante das mãos e o uso de álcool em gel. 

Citando o Papa Francisco, que disse que: “vacinar-se não é uma opção, é uma ação ética, porque está em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a vida dos outros”, os bispos exortam seus fiéis a seguirem as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais e que se vacine, quando chegar a sua vez. Por fim, os bispos pedem a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, rainha e padroeira da Amazônia, junto a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário